Adessu Baixa Verde


PPI – Política de Proteção Infantil

INTRODUÇÃO

O Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Serra da Baixa Verde, desenvolvido pela ADESSU Baixa Verde ao longo dos últimos 14 anos, atende 850 crianças, adolescentes e jovens em suas comunidades rurais, sendo 350 diretamente e 500 indiretamente. Para construir o código de conduta da instituição foram levantadas algumas situações de riscos para o público alvo de defesa com qual a instituição trabalha. Foram abordados com situação de risco para as crianças e adolescentes atendidas pela ADESSU, o:

 

  • Êxodo rural – Evasão dos adolescentes em maior potencial da zona rural para a zona urbana, os quais são submetidos a condições não dignas de trabalhos, onde ficam em contato direto com bebidas, drogas e exploração sexual, além de ficarem expostas a outros tipos de explorações.
  • Trabalho infantil – Crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil por conta da situação financeira familiar, falta de políticas públicas e busca de independência, causando a evasão ou baixo rendimento escolar e prejuízos no crescimento e desenvolvimento físico, social e psicológico.
  • Abuso e maus tratos – Crianças e adolescentes sofrem do abuso e maus tratos nos ambientes familiar e social, causando baixa autoestima, distúrbios, déficit na aprendizagem, isolamento, depressão e reprodução da violência.

 

Clique aqui para obter a PPI completa:baixar pdf